Tipos de Serviço Para Festa de Casamento

Tipos de Serviço

A Festa de casamento é um evento muito esperado e deve ser escolhido cuidadosamente pelos noivos para que padrinhos, convidados e familiares sintam-se à vontade. É importante que toda a festa siga o mesmo "Padrão". Caso seja formal o serviço deve seguir a mesma linha, a decoração, as músicas, os trajes, etc. Caso seja um casamento informal do mesmo modo. A seguir os tipos de serviços usados:

  1. Formais: (serviço à francesa, serviço à inglesa e empratado)
  2. Informais: (serviço à americana)

Formais

Serviço à Francesa

É o mais requintado,quando se fala em etiqueta à mesa deve ser realizado somente em festas especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como em uma Embaixada por exemplo.

Neste serviço, devemos ter cuidados redobrados, nada pode "dar errado". O garçom deve vestir-se e postar-se de forma impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo possa servir-se.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar. O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, nunca deve esbarrar nos convidados e nem se encostar à mesa,enquanto serve. O garçom leva em bandejas os alimentos a serem servidos e cada convidado se serve da quantia desejada.

Serviço à inglesa

O serviço à inglesa também é um serviço requintado; o que o diferencia do serviço à francesa é que o convidado não precisa pegar nos talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes.

Serviço Empratado

Segue a mesma regra para o serviço à Francesa, porém os pratos já vêm montados da cozinha, individual para cada convidado. É comum a confusão em Buffets de Serviço à fancesa e empratado.

Informais

Serviço à americana – "O buffet"

Qualquer refeição, do café da manhã à ceia, pode ser servida à americana, isto é em forma de buffet. Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que os convidados fiquem mais à vontade para se servirem. Atualmente é bastante adaptada como forma prática e simples de receber amigos em casa; claro tudo isso sem perder o requinte e bom gosto à mesa.

A mesa poderá ser arrumada da seguinte forma: os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres.

artigo enviado por:
LEANDRO GALLO GASTRONOMIA & ARTE
Faça que seu casamento seja um evento especial e que seja lembrado por todos durante toda a vida.
www.leandrogallo.com.br
+5511 - 3589-3791
+5511 - 7862-7211
ID: 55*7*96200

 

Mais sobre casamentos e noivas