Ordem de entrada no cerimonial de casamento



Descrevemos aqui como se dá a entrada na igreja pelo corredor em um cerimonial de casamento religioso da Igreja Católica.

Padrinhos

Os primeiros a entrar durante o cortejo de entrada são os casais de padrinhos. Primeiro entram um casal de padrinhos do noivo, depois um casal de padrinhos da noiva, em seguida o outro casal de padrinhos do noivo e depois outro casal de padrinhos da noiva, e assim successivamente até todos os casais de padrinhos entrarem. Entre cada casal de padrinhos, a sugestão é manter uma distância de 1/4 do caminho total a ser percorrido até o altar. Os casais de padrinhos entram de braços dadps com a mulher à esquerda do homem.

Mãe da noiva e pai do noivo

Após a entrada do último casal de padrinhos, espera-se o corredor ficar livre e então entram a mãe da noiva de braços dados com o pai do noivo. A mãe da noiva também fica à esquerda do pai do noivo.

Noivo e sua mãe

Entram então o noivo de braços dados com a sua mãe, de novo, com sua mãe do lado esquerdo. Convém também esperar para que o corredor fique livre antes de entrar com sua mãe.

Damas e Pajens

As daminhas e pajens podem entrar antes da noiva ou juntos com ela à sua frente. Muitos preferem que as daminhas e pajens entrem antes ao som de uma música mais suave ao invés de entrarem à frente da noiva ao som da marcha nupcial.

Noiva e seu pai

Por fim, após a entrada de padrinhos, noivos e seus pais, damas e pajens, as portas da igreja se fecham e ao serem abertas novamente, entram a noiva de braços dados com seu pai. Alguns dizem que a noiva deve ser a única a entrar ao lado direito de seu acompanhante, nesse caso, seu pai. Outros dizem que a noiva deve entrar ao lado esquerdo. Qualquer um dos lados é perfeitamente aceito hoje em dia.