Convites de Casamento



Os convites de casamento merecem uma atenção especial pois existem diversos detalhes que você deve levar em conta na hora de encomendá-los e entregá-los além de desempenhar um papel importantíssimo no seu casamento, ele é como se fosse um cartão de visitas do grande evento.

Entrega dos convites

Os convites não devem ser entregues nem com muita antecedência, nem com muito próximo à data do casamento. Deve-se proporcionar aos convidados tempo suficiente para planejar e responder ao convite. Recomenda-se que a entrega dos convites de casamento seja feita com 1 a 2 meses de antecedência, portanto, a pesquise por gráfica e calígrafos deve ser feita com muito mais antecedência para que os convites estejam prontos para envio. Para os convidados que moram na mesma cidade, o convite deve ser preferencialmente entregue em mãos, enquanto que para convidados que moram em outra cidade, a entrega pode ser feita por correio.

O que escrever nos convites de casamento?

Nos envelopes devem ser escritos os nomes dos convidados, preferencialmente escrita à mão. Recomenda-se contratar os serviços de um calígrafo para essa tarefa.

Nos convites, devem ser escritos:

  • nomes do noivo e da noiva
  • nomes dos pais da noiva e dos pais do noivo, quando for o primeiro casamento ou quando os noivos moram em casas separadas
  • data, horário e local da igreja onde se realizará a cermônia de casamento
  • data, horário e local da recepção(festa)
  • endereço dos pais da noiva e dos pais do noivo, se os noivos morarem com os pais
  • R.S.V.P. : telefone e data máxima para que os convidados confirmem presença na recepção

Outros detalhes

Para casamentos mais formais ou sofisticados, a cor preferencial são os tons claros, como branco, pérola ou creme. Os casamentos mais informais podem utilizar convites de casamento mais coloridos.

É considerado deselegante incluir nos convites os locais onde a lista de presentes foi deixada. O mais aconselhado é esperar que os convidados perguntem o local(lojas) onde a lista se encontra. Também é deselegante deixar de convidar para a festa de recepção pessoas que foram convidadas para a cerimônia. Enfim, não se requer nenhuma frase nos convites de casamento.